Apelidos exóticos são usados para alavancar campanhas a vereador no Estado

Foto Ilustrativa 

O uso do apelido no lugar do nome próprio nas eleições a vereador é uma tradição incorporada na Lei Eleitoral brasileira. Nas campanhas há denominações que soam exóticas e divertidas como do tipo Dito Loko, Emerson Limonada, Chupeta, Clô Chapéu Florido, Benga, Gilmar Gambá, ET, Oh! Glória, Paul das Girls, Tubarão, entre outros.

“Os apelidos exóticos ajudam na memorização, por um lado, e, por outro, na conquista do eleitor descrente, que se sente atraído pela piada, como forma de protesto ou de indiferença. Funciona com alguns que sabem usar melhor o nome, projetando-se para o público ideal. Como toda estratégia, não é bom para todos. Mas nem sempre se trata de estratégia. Na maioria das vezes é o apelido mesmo de alguém popular por ser despojado, simpático e bem humorado. Quando é isso, funciona melhor. Ajuda a eleger, portanto, quando tem coerência”, explica o especialista em marketing Yuri Félix Araújo, que coordena campanhas eleitorais em Peruíbe e Ourinhos.

Ele ressalta, no entanto, que o ruim desse marketing é levar a política na brincadeira. “Acaba agravando o cenário, tornando a má representatividade um problema sério”, declara Yuri, com experiência na área desde 1988.

O especialista em Direito Eleitoral Luciano Olavo da Silva explica que o Código Eleitoral e a Lei 9.504 permitem no registro da candidatura constar no nome de urna como é ele mais conhecido. “Existem limitações, não pode haver nome irreverente ou que seja propaganda de marca ou produto comercial”, explica.

Num levantamento feito pelo JC foi constatado os apelidos variados registrados no nome de urna na campanha proporcional em Agudos do tipo Ademir do Cloro, Belão, Chocolate, Cibele do Banheiro, Dito Loko, Emerson Limonada, Preta do Bar, Tarzan, Tico Tico.

Em Arealva tem o apelido registrado de Chupeta Cabeleireiro e Clô Chapéu Florido. Na cidade de Águas de Santa Bárbara tem o Gilmar Gambá, João Bala, João Pipoqueiro e Lagoa. Em Avaí há Ana do Zé Sapateiro, Caique Galante, Chiquita, Paulo Cipó e Tomada.

Em Balbinos tem Denilson Obama, em referência ao nome do presidente americano. Na cidade de Areiópolis há Banana, Benga, Dito Doceiro, Japão da Ambulância, Marcelo do Sorvete, Pardal, Pedrão do Teto e Vanusa Massarico (sic).

Em Bariri tem Greice Kely, Norma do Love Car e professor Baylão. Em Borebi tem a Cláudia Paixão/Pancadão e Dengo. Já Lençóis alguns nomes exóticos são Adilson Bolinha, Bolha, Chapolin, Deuza da Padaria da Vó, Gentil o Colorido e Pulga.

Em Barra Bonita tem a Andreza Loka, Bozo, Cardoso (Polêmico), Dirce Papai Noel, ET, Oh! Glória, Paul das Girls que já foi vereador e conhecida figura folclórica da política, Presépio, Sevilha de 1,99, Tiago Dentão, Tubarão e Zé da Bomba.

Em Bocaina tem Baixinho do Espetinho, Bigo, Chula, Faustão e Irmão Bença. Em Boraceia há Batata, Caroço, David do Alho e Sapinho.

Em Botucatu tem Pata, Albano do Fogão, Alex Oreia, Elisete/Xuxa Motorista, Sargento Laudo, Tá Nervoso Vote Pedroso e Zé Piranha.

Em Cafelândia tem Catraca, Ferruge da Prefeitura, Patão, Rodoxx, Zebrinha e Zóio da Lotérica.

Em Fernão tem o Barba e o Bigode, no município de Cabrália Paulista tem o Bucha e Bulhão, Dois Córregos foi registrado Baixinha, Bone da Ambulância, Renato Magro e Tapioca.

Em Duartina tem Adilson Véio, Bacalhau e MC Ditão, Pederneiras há o Carlão do Vagão, Chapéu atual vereador, Engole, Maisena, ex-vereador, Mario Fofoca, Mendigo, Obreiro Edinaldo Caloroso, Pirukão, Sapo e Zé Cavalo, entre outros. 

Na cidade de Jaú tem o Amoroso, Carlos Parafuso, Lampião que é o sobrenome do atual vereador Carlos Alberto Bigliazzi Magon, Pipoca e Neli a Loira do Velório. 

Fonte: JCnet

Nenhum comentário

Regras para comentar

• Faça comentário em relação ao tema abordado na postagem.
• Não serão publicados comentários com erros de ortográficos e escritos EM CAIXA ALTA.
• Não serão publicados comentários com propagandas e spans.
• Não serão publicados comentários obscenos, ilegais e ofensivos.

A Equipe do Jornal Tribuna de Ouro agradece sua colaboração.

Contato: tribunadeouro@gmail.com

Tecnologia do Blogger.