Modelo ourinhense é contratado na China e decola em carreira internacional




Foto: Arquivo Pessoal


Nossa equipe entrevistou o modelo Luiz Paulo Gomes Azoia, que representou Ourinhos (SP) no Concurso Mister São Paulo (2016) no final do ano passado. Luiz recentemente deixou Ourinhos parar viver em Xangai na China, onde tem realizado muitos trabalhos como modelo, alavancando sua carreira internacional. Ele nos contou um pouco sobre sua rotina na cidade conhecida como uma das maiores áreas metropolitanas do mundo.

JTO: Luiz, quando você mudou para Xangai? Como foi esse processo?

Luiz: Mudei-me para Xangai no dia 27 de maio deste ano, já havia recebido propostas no ano anterior de realizar a carreira internacional como modelo, mas foi nesse ano que tudo se concretizou. Uma agência daqui da China, a Modelight, entrou em contato com a minha Scouter (profissional que cuida da minha carreira em relação a viagens, contratos, agências e etc...) e nós acertamos um contrato, paguei minha passagem e aqui estou! 

JTO: Por quanto tempo você pretende morar em Xangai?

Luiz: Meu contrato tem validade por 3 meses e já vence agora no dia 26 de julho. Estou aguardando novas propostas, até pretendo morar mais tempo por aqui porque adoro esta cidade, mas devido à carreira, talvez tenha que me mudar para outro país. 

JTO: Qual é o idioma local? O que você tem feito para se adaptar? 

Luiz: O idioma local é o Mandarim, mas muitos jovens e crianças chineses falam inglês. Durante os trabalhos, a língua que utilizamos é o inglês! Para me adaptar tenho estudado bastante o idioma, praticado muito, pois hoje tenho amigos de diferentes países como, Austrália, Ucrânia, Rússia, Grécia, China, EUA... 

JTO: Como é alimentação, moradia e transporte? 

Luiz: Quanto à alimentação, eu "apanhei" um pouco no início, pois não tinha o hábito de cozinhar, hoje já preparo minhas próprias refeições e até jantares em casa para os meus amigos. A comida chinesa é bastante apimentada e muito oleosa, eu não gosto muito, mas por aqui ser uma metrópole, você encontra diversos tipos de restaurantes japoneses, italianos, há inclusive uma churrascaria com comidas típicas do Brasil, o "Latina". Moro em um apartamento bem confortável com mais dois modelos: a Paula, de 17 anos e o Felipe, de 32, (ambos brasileiros) e tenho o meu próprio quarto. O apartamento é bem localizado, fica à 100 metros da estação de metrô. Para ir para aos castings (testes) há um motorista que leva os modelos da agência em uma Van. O transporte em Xangai é muito bom e barato, a cidade não pára, existem 13 linhas de metrô e diversas estações. Ando muito de táxi por aqui, o preço é bem acessível. 

JTO: O que mais te chama à atenção em Xangai? 

Luiz: Por ser formado em Engenharia Civil, o que mais me encanta em Xangai são as construções: Os arranha céus são incríveis (um dos maiores do mundo é o "Shanghai Tower"), as highways (rodovias) que passam por cima da cidade, enfim a arquitetura é muito moderna, a cidade é sensacional! 


Segundo Luiz a arquitetura de Xangai é o que mais lhe impressiona na cidade.
Foto: Arquivo Pessoal


JTO: Dos trabalhos que você já realizou como modelo na cidade, qual deles você mais gostou de fazer? 

Luiz: O trabalho que mais gostei de fazer foi para a nova escova de dente elétrica Oral B, onde fotografei durante 8 horas, um material bem bacana que em breve estará nas ruas. 


Propaganda para Oral B Elétrica  foi o trabalho que Luiz mais gostou de fazer em Xangai
Foto: Arquivo Pessoal


JTO: O que você faz nas horas vagas, finais de semana e feriados? Quais as atividades recreacionais existentes?

Luiz: Aqui não existe finais de semana, os chineses adoram baladas e clubes, então você pode ir à balada em plena segunda-feira que vai estar "bombando". Nas minhas folgas tiro um tempo para descansar, comprar roupas, comer em algum restaurante diferente, conhecer pontos turísticos, e até mesmo fazer uma "social " na casa de amigos. Em relação a atividades recreacionais, chineses adoram dançar nas praças, meditar, praticar caminhadas e inclusive caminhadas para trás, sim eles passam horas andando para trás...(risos).

Nas horas vagas, Luiz adora curtir uma balada com os amigos.
Foto: Arquivo Pessoal


JTO: Como é a relação dos chineses com os brasileiros que vivem em Xangai?

Luiz: A relação com eles é tranquila, eles gostam de estrangeiros e principalmente do dinheiro (risos). Nos mercados alguns até arriscam umas palavras em português.

JTO: Você tem sugestões ou dicas para pessoas que pretendem viver em Xangai?

Luiz: Para quem sonha visitar ou morar em Xangai, não precisa ter medo, falando o inglês básico você consegue "se virar" de início. Se tiver tempo estude o Mandarim porque é uma língua muito importante para crescer profissionalmente. Xangai é a terra das oportunidades! 

JTO: Quais seus planos para o futuro? 

Luiz: Pretendo ser um modelo melhor a cada dia, viajar e conhecer outras culturas, aproveitar ao máximo essa oportunidade que a vida me deu e tirar proveito disso para ser uma pessoa melhor. 

JTO: O que você mais sente falta do Brasil? 

Luiz: Além da minha família, amigos e cachorros, sinto falta da calma do interior, do ar puro, dos churrascos nos finais de semana, da boa música sertaneja e é claro da nossa comida. Gostaria de agradecer ao Jornal Tribuna de Ouro por mais uma vez me dar esta oportunidade, dizer que foi um prazer poder contar um pouco do meu cotidiano e deixar um grande abraço para meus familiares e amigos!

DA REDAÇÃO

Nenhum comentário

Regras para comentar

• Faça comentário em relação ao tema abordado na postagem.
• Não serão publicados comentários com erros de ortográficos e escritos EM CAIXA ALTA.
• Não serão publicados comentários com propagandas e spans.
• Não serão publicados comentários obscenos, ilegais e ofensivos.

A Equipe do Jornal Tribuna de Ouro agradece sua colaboração.

Contato: tribunadeouro@gmail.com

Tecnologia do Blogger.