Duke Energy desmente falso comunicado que circula nas redes sociais

Foto: NP Diário

Nossa equipe de reportagem recebeu via Whatsapp, um comunicado (veja abaixo) no qual a empresa Duke Energy em conjunto com a Defesa Civil da cidade de Salto Grande,  teriam emitido o seguinte alerta: "Em razão do período chuvoso a represa poderá sofrer aumento no volume das águas junto as comportas chegando até a Vila dos Pescadores em Salto Grande (SP) e os moradores deverão tomar medidas preventivas".

Entramos em contato com a Duke Energy na manhã desta terça-feira (07/06) para  buscar maiores informações e conversamos com Assessora de ImprensaHeloísa Miguel, que desconheceu a origem do comunicado. "Aquele comunicado pelo whatsapp não foi elaborado ou disparado pela Duke Energy, que desconhece tal iniciativa. Alguém usou indevidamente o nome e a logo da companhia e enviou o "alerta".

Heloísa, disse em nota, que as chuvas sobre a Bacia do rio Paranapanema estão acima da média para o período e têm se traduzido em aumento da vazão natural do rio, ao longo do qual estão instaladas 11 usinas hidrelétricas, oito delas sob a concessão da Duke Energy.

Na UHE Chavantes, a defluência (somatória do volume de águas liberada da usina para o rio) encontra-se em torno de 1200 metros cúbicos por segundo. Já no reservatório da UHE Salto Grande a defluência encontra-se maior, de 1850 metros cúbicos por segundo. Isso acontece porque, além do volume de água recebido do rio Paranapanema, Salto Grande é impactado também pela vazão dos rios Pardo, Novo e Turvo. É notório que o nível de precipitação se encontra bastante elevado, por isso é muito importante reforçar a necessidade de atenção nos pontos próximos às margens do rio.

O controle de vazão dos reservatórios é baseado em estudos diários desenvolvidos em conjunto entre a concessionária e o ONS (Operador Nacional do Sistema), entidade responsável pela coordenação das operações em todas as usinas do Brasil.

A Duke Energy mantém um canal de comunicação para autoridades e comunidade em geral pelo qual informa os níveis de reservatórios e de previsão de vazão praticada pelas usinas sob sua concessão. Trata-se do TELECHEIA, 0800-770-2428, um serviço 24 horas. A empresa ainda emite boletins diários para instituições e pessoas cadastradas com informações da mesma natureza.

Ainda, segundo a assessora, é importante destacar que todas as usinas sob a concessão da Duke Energy no Paranapanema (Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Canoas I, Canoas II, Capivara, Taquaruçu e Rosana) operam normalmente.


Assessora de imprensa  Heloísa Miguel, desconhece o comunicado acima, que segundo ela, não
 foi emitido pela Duke Energy.



Por BRUNA BIZZI

Nenhum comentário

Regras para comentar

• Faça comentário em relação ao tema abordado na postagem.
• Não serão publicados comentários com erros de ortográficos e escritos EM CAIXA ALTA.
• Não serão publicados comentários com propagandas e spans.
• Não serão publicados comentários obscenos, ilegais e ofensivos.

A Equipe do Jornal Tribuna de Ouro agradece sua colaboração.

Contato: tribunadeouro@gmail.com

Tecnologia do Blogger.