10º Curta Ourinhos terá Oficinas

Além da exibição de 34 filmes de curta metragem de todo o Brasil, o 10º Curta Ourinhos terá oficinas e atividades relacionadas ao cinema.
Para se inscrever em qualquer uma das oficinas, basta enviar um e-mail para curta@culturaourinhos.com.br , contendo os seguintes dados: nome completo, idade, endereço, telefone e número de RG. No assunto do e-mail, inclua o nome da oficina, por exemplo “Oficina Celso Sabadin”, “Oficina Christian Petermann” ou “Oficina Rafael Lefcadito”. Para cada inscrição deverá ser enviado um e-mail diferente.
Oficina Prática de Crítica de Cinema
Christian Petermann
17, 18 e 19 de março – de 15h a 18h
Teatro Municipal Miguel Cury
25 vagas
Idade mínima: 16 anos
A partir da própria experiência do ministrante da oficina como crítico de cinema (30 anos de carreira profissional), serão discutidos os elementos básicos que constituem uma crítica consistente, seja esta escrita ou verbal. Como absorver melhor um filme, quais os detalhes imprescindíveis de serem analisados numa obra, até que ponto um texto crítico é e/ou pode ser pessoal? A atividade será construída prioritariamente em cima da conversa, da troca de informações, mas terá ligeiro apoio teórico em conceitos e ideias de nomes como André Bazin, Fernão Ramos, Jean-Claude Bernardet e outros críticos/pesquisadores.
Para o exercício prático desta atividade, serão exibidos a cada encontro de 2 a 3 curtas-metragens a serem investigados coletivamente em seguida. A cada aula também se definirá em votação um longa-metragem que a maioria dos presentes tenha assistido, para levantar os diferentes aspectos hábeis para uma crítica. Ao fim do primeiro e segundo encontros serão entregues ainda duas críticas escritas sobre uma mesma obra, de estilos diferentes, para serem lidas em casa e analisadas na aula seguinte.
Na conclusão, será apresentado um rápido panorama da crítica de cinema no Brasil hoje, quais seus espaços e sua relevância.
Christian Petermann é jornalista e crítico de cinema há 29 anos, tendo já colaborado, entre outros, com veículos como a revista SET (editor-assistente entre 1994 e 1998) e o Guia da Folha de S. Paulo (entre 1997 e 2011). Atualmente, é colaborador regular do programa da TV Gazeta Todo Seu (entre 2006 e 2012; retorno pós-julho 2015), das revistas mensais Rolling Stone e Revista da Cultura, curador do festival semestral Cine Vitrine Independente (ex-Cine MuBE), consultor para a ONG CineMaterna e sócio-fundador da Abraccine (Associação Brasileira dos Críticos de Cinema). Ministra cursos, oficinas e palestras em espaços como Casa do Saber, MIS, FAAP, Oficinas Culturais Oswald de Andrade e Mario de Andrade, CineSesc e outras unidades do Sesc.
Ficção Científica – Uma Odisseia no Cinema
Celso Sabadin
15 de março de 2015 – de 13h a 17h
Teatro Municipal Miguel Cury
50 vagas
Idade mínima: 16 anos
A oficina propõe uma divertida viagem histórica utilizando cenas dos mais importantes filmes do gênero para abordar temas marcantes das últimas décadas. Dos mais rudimentares efeitos especiais até a moderníssima tecnologia digital, passeando por clássicos como Metrópolis, 2001 – Uma Odisseia no Espaço, Blade Runner e Star Wars.
Celso Sabadin é é jornalista, crítico de cinema, cineasta, professor e mestrando em Comunicações. Ministra cursos livres e oficinas de história, linguagem e crítica cinematográfica na rede de oficinas culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e na rede de bibliotecas públicas do Município de São Paulo. Autor de diversos livros sobre cinema, é também sócio-fundador da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema.
A programação completa de oficinas do Curta Ourinhos pode ser encontrada no site: curtaourinhos.wordpress.com/oficinas. A seção ainda será atualizada com mais atividades.
Nenhum comentário
Regras para comentar
• Faça comentário em relação ao tema abordado na postagem.
• Não serão publicados comentários com erros de ortográficos e escritos EM CAIXA ALTA.
• Não serão publicados comentários com propagandas e spans.
• Não serão publicados comentários obscenos, ilegais e ofensivos.
A Equipe do Jornal Tribuna de Ouro agradece sua colaboração.
Contato: tribunadeouro@gmail.com