Campanha de Vacinação Anti-Rábica para cães e gatos começa neste sábado

Chegou a hora de cuidar da saúde dos animais de estimação. A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizará no período de 7 a 22 de novembro a 33ª Campanha de Vacinação Anti-Rábica para cães e gatos.
O objetivo da campanha é estabelecer em curto espaço de tempo uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão da raiva na população canina de uma comunidade e o comprometimento das populações felina e humana.
A vacinação contra a raiva de cães e gatos é um dos procedimentos que mais contribui para que a doença seja controlada nessas espécies, por isso todos os animais a partir dos três meses de idade devem ser vacinados, inclusive as fêmeas penhas e as que estão amamentando. A vacina não tem contra indicação e os materiais a serem utilizados serão totalmente descartáveis.
A vacinação ocorrerá aos sábados e domingos nas seguintes datas: 07, 08, 14, 15, 21 e 22 e também em uma sexta-feira, dia 20 de novembro. É importante lembrar que as datas estarão sujeitas a mudança, dependendo da situação climática, pois se chover torrencialmente a vacinação será adiada.
Além dos postos de vacinação nas datas citadas acima, será mantido um posto fixo na sede do Núcleo de Controle de Vetores, localizado na Rua Eduardo Carlos Pereira, 53, na Vl. Mano.
O QUE É A RAIVA?
A raiva é uma doença infecciosa aguda e mortal transmitida aos seres humanos através de mordida, arranhão ou lambedura por animais contaminados pelo vírus rábico das seguintes espécies: canina, felina, quiróptera (morcego), primata (macaco), herbívoros (bovinos e eqüinos), raposa, etc. Lembrete: ratos não transmitem a raiva.
Em alguns países desenvolvidos, a raiva humana está erradicada e a raiva nos animais domésticos está controlada, mas ainda é efetuada vigilância epidemiológica em função dos animais silvestres.
Em alguns países desenvolvidos, a raiva humana está erradicada e a raiva nos animais domésticos está controlada, mas ainda é efetuada vigilância epidemiológica em função dos animais silvestres.
MEDIDAS A SEREM TOMADAS PARA MANTER A RAIVA SOB CONTROLE
• Vacinação anual de cães e gatos contra a raiva (zona urbana e rural);
• Atendimento em Serviço de Saúde de todas as pessoas envolvidas em agravos (agressão ou acidente) com animais mamíferos;
• Observação de cães e gatos agressores por um período de 10 dias a partir data de agressão a alguma pessoa;
• Tratamento de pessoas expostas ao risco de infecção rábica;
• Domiciliação de cães (mantenha seu animal no quintal);
• Colheita e envio de material (SNC de cães e gatos) para exames de laboratório;
• Controle de área de foco de raiva em zona rural e urbana através da vacinação anti-rábica dos animais de grande porte;
• Orientações / educação em saúde à comunidade.
CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO
Nenhum comentário
Regras para comentar
• Faça comentário em relação ao tema abordado na postagem.
• Não serão publicados comentários com erros de ortográficos e escritos EM CAIXA ALTA.
• Não serão publicados comentários com propagandas e spans.
• Não serão publicados comentários obscenos, ilegais e ofensivos.
A Equipe do Jornal Tribuna de Ouro agradece sua colaboração.
Contato: tribunadeouro@gmail.com