Projeto "Óleo Mundo" recolhe mais de 4 mil litros de óleo de cozinha usado em Ourinhos
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e a SAE (Superintendência de Água e Esgoto), segue dando continuidade ao projeto “Óleo Mundo” e recebendo o óleo usado de restaurantes, supermercados e munícipes.
O “Óleo Mundo” tem como objetivo promover a sustentabilidade por meio da reciclagem do óleo de cozinha usado, além de conscientizar sobre o dano ambiental com o descarte incorreto na pia de cozinha ou terra.
A coleta do óleo de cozinha usado faz parte do Programa Município Verde Azul. Até o final de agosto foram recolhidos 4.357 litros de óleo usado e trocado por óleo comestível de primeiro uso, através das empresas Petroecol de Bauru e da GRANOL de Tupã, onde na última é trabalhado em parceria com o município de Salto Grande. Ambas as empresas são licenciadas pela CETESB e dão a destinação correta ao resíduo.

Cada 4 litros de óleo de cozinha usados são trocados por 1 litro de óleo novo. Cada 1 litro de óleo descartado indevidamente, pode contaminar mais de 10.000 litros de água e encarecer o tratamento. Há empresas que reutilizam o óleo para fazer massa de vidro, tinta a óleo e biodiesel.
O Fundo Social de Solidariedade oferece oficinas de sabão líquido a partir do resíduo, dando oportunidade à população de economia nos gastos com detergente ou até mesmo uma fonte de renda.
Ecopontos de Troca
Qualquer munícipe, empresa ou associação pode fazer a troca do óleo usado pelo novo, basta ir aos ecopontos que são:
- Fundo Social de Solidariedade, na Rua Barão de Rio Branco, 910 – Vila Perino, Tel: (14) 3335-1911
- Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, no Parque de Exposição Olavo Ferreira de Sá (FAPI) Tel: 3302-4100.
Nenhum comentário
Regras para comentar
• Faça comentário em relação ao tema abordado na postagem.
• Não serão publicados comentários com erros de ortográficos e escritos EM CAIXA ALTA.
• Não serão publicados comentários com propagandas e spans.
• Não serão publicados comentários obscenos, ilegais e ofensivos.
A Equipe do Jornal Tribuna de Ouro agradece sua colaboração.
Contato: tribunadeouro@gmail.com