15 Dicas de como elaborar um bom currículo


Português repleto de erros ortográficos, excesso de informação, fotos inadequadas, fontes rebuscadas e papéis coloridos. A lista de pecados curriculares não termina por aí e cometê-los pode custar uma boa oportunidade no mercado de trabalho.

O candidato, na maioria das vezes, é ótimo, mas transmite uma péssima imagem por apresentar um currículo ruim. Saiba como preparar um currículo com o layout e conteúdo recomendados pelos principais profissionais da área de recrutamento e seleção de pessoas: 

  1. Comece com seus Dados Pessoais: Nome completo, naturalidade, idade, estado civil, endereço, cidade, CEP, telefone (celular, residencial ou para recados) e e-mail. 
  2. Objetivo: O candidato pode listar o cargo de interesse. Caso ele não tenha uma posição específica, pode citar a área de atuação, como logística, administrativa, entre outras. 
  3. Competências e Especialidades: Coloque o que você sabe e pode fazer e que esteja de acordo com a demanda da vaga. 
  4. Experiência Profissional: Coloque seus três últimos trabalhos, começando do mais recente para o mais antigo, com datas de entrada e saída (mês e ano), comece pelo cargo ocupado, depois o nome da empresa e cidade. Se teve promoções, deixe claro, procure mostrar a sua evolução. 
  5. Se o candidato não possui experiência: Ele deve mostrar que tem outras habilidades que poderão ser utilizadas no emprego. 
  6. Voluntariado e Outras Experiências: As experiências no mercado informal são válidas e podem ser citadas. O voluntariado é muito valorizado pelas empresas. 
  7. Formação Acadêmica: Deve ser informado o último grau de escolaridade, ou seja, quem não tem nível superior deve citar o nível médio, e assim por diante. A descrição deve ter o nome da instituição, curso e ano de conclusão ou previsão de término. 
  8. Referências Pessoais e Profissionais são dispensáveis: Na maioria das vezes os selecionadores buscam maiores informações somente quando o candidato passa pela primeira etapa da entrevista. 
  9. Seu currículo é a sua imagem: Quando responder a um anúncio virtual, tenha o cuidado de escrever um parágrafo encaminhando o currículo. Existem candidatos que anexam o currículo sem ao menos escrever uma palavra. Ou então, o que é pior, em caixa alta escrevem: SEGUE ANEXO MEU CURRÍCULO. Não basta só anexar o currículo, faça uma breve apresentação de seu perfil e finalize o e-mail sendo cordial, isso conta muito. 
  10. Pretensão Salarial: Se foi pedido pretensão salarial, escreva e se houver flexibilidade para negociar, fale sobre isso. 
  11. Não coloque: Foto (somente quando o empregador solicitar), número de documentos, título “currículo vitae” ou “currículo”, nome de pais, marido ou esposa e filhos, pretensão salarial, cartas de referência, certificados de cursos realizados, data e assinatura, muito menos habilidades genéricas, como proatividade e criatividade. 
  12. Não minta: Todas as informações apresentadas devem ser verdadeiras, se por acaso você for contratado pelas mentiras colocadas no seu currículo, certamente seu emprego não durará por muito tempo. 
  13. Cumpra os Requisitos: Nunca se candidate a vagas que estão acima de suas qualificações. 
  14. Mantenha seu currículo atualizado! Todas as informações devem estar sempre em dia, para facilitar o acesso das empresas. 
  15. Ao final da diagramação, salve o currículo em formato PDF: Esse tipo de formato garante que a formatação não vhttp://www.geradordecurriculo.com.br/enha a sofrer eventuais alterações.

Aprenda como criar um currículo em poucos minutos

O Gerador de Currículo é um serviço online e gratuito que tem como objetivo auxiliar as pessoas na criação de seu currículo. Nele o candidato preenche os formulários com seus dados e em seguida obtêm o currículo pronto para ser baixado em formato PDF.  


Modelo de Currículo gerado no site Gerador de Currículo


Fonte: G1

Nenhum comentário

Regras para comentar

• Faça comentário em relação ao tema abordado na postagem.
• Não serão publicados comentários com erros de ortográficos e escritos EM CAIXA ALTA.
• Não serão publicados comentários com propagandas e spans.
• Não serão publicados comentários obscenos, ilegais e ofensivos.

A Equipe do Jornal Tribuna de Ouro agradece sua colaboração.

Contato: tribunadeouro@gmail.com

Tecnologia do Blogger.